Aniversário de Brasília

capa-brasilia-carro-aluguel

56 aninhos vividos intensamente! A cidade que nasceu pra ser capital e até virou patrimonio histórico pela UNESCO foi idealizada, planejada, desejada muito tempo antes. Quer ver?

-Em 1761, o Marquês de Pombal, que era Primeiro Ministro de Portugal, queria mudar a capital do então Império Português para o interior do Brasil Colônia.

-Em 1823, José Bonifácio, patriarca da Indenpendência, foi a primeira pessoa a chamar a futura capital do país de “Brasília”

-Em 1891, a primeira constituição republicana previa a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para o interior do país.

-No centenário da Independência, 1922, foi colocada a pedra fundamental da futura cidade no Planalto Central, no Morro do Centenário, na Serra da Independência.

-Finalmente em 21 de abril de 1960 o presidente Juscelino Kubitschek transferiu a capital e simbolicamente fechou os portões do Palácio do Catete no Rio de Janeiro.

images (4)Curiosidade: sabia que a planta piloto da cidade projetada por Lucio Costa tem o formato de um avião? Mas há quem diga que é uma borboleta… 😉

PARABÉNS BRASÍLIA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s