Perfil – Lízia Lucas Monteiro

IMG-20150426-WA0000.jpg

Lízia e a prole linda: Gabriel, Vitória e Theo.

Mês de maio também é o mês delas, figuras tão importantes na vida de todos nós: as mães. E para homenageá-las, escolhemos a parceira mor, que também é mãe da Rabispixa pois participou da gestação, da criação, do nascimento e acompanha de pertinho o desenvolvimento desse filhote tão querido. Nosso reconhecimento pelo seu talento e dedicação à marca, pela amizade de mais de 30 anos, e pelo exemplo de mãe, mulher e ser humano. Ela é a Lizia Lucas Monteiro, designer e ilustradora formada em Belas Artes, mãe do Gabriel (17), da Vitória (11) e do Theo (6), que além de super parceira talentosa ainda é uma figura muito querida e divertida. Olha que delicia de entrevista!

RABISPIXA: Como foi seu caminho até a ilustração?
LÍZIA: Não teve um camiiiiiiiiinho assim planejado não. A gente vai indo , vai indo, quando vê já foi. Na verdade eu já estava a algum tempo querendo fazer algo pra crianças. Só no querendo…. e sempre que encontrava a Denise (amiga e hoje dona da Rabispixa) aquele mesmo papo: Vamos fazer algo juntas… bla bla bla…
Um dia a conjunção dos astros estava propícia e aí pronto. Saiu do papel direto para as roupinhas.

RABISPIXA: Como foi o processo com a Rabispixa? Criação da marca e do nome e tudo mais…
LÍZIA: Affff !!! Foi meu parto mais difícil com certeza! Listas intermináveis de nomes até chegarmos no “ QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA COME PÃO COM LAGARTIXA “
Depois que achamos isso, não tivemos mais dúvida. Foi de vento em popa. Todo o resto foi fluindo. Uma curtição, uma delícia!

RABISPIXA: O traço que vc usa na Rabispixa já existia ou vc criou/ aperfeiçoou pra marca?
LÍZIA:Criei especificamente para Rabispixa. Marca registrada! Exclusivo! Muito chique né?

RABISPIXA: O que vc mais gosta no trabalho com a Rabispixa?
LÍZIA: Gosto de trazer de volta histórias esquecidas, parlendas , cantigas, trava línguas, aquelas que ninguém lembrava mais. Remexer no baú da memória das pessoas é muito legal! E a proposta da Rabispixa de contribuir para o incentivo a leitura é tudo de bom!

RABISPIXA: Vc lia muito pros seus filhos?
LÍZIA: Sempre. Sempre li pra todos eles , ainda leio todos os dias para o menor e todos os sábados conto histórias para aproximadamente 10 crianças num grupo de evangelização infantil.

RABISPIXA: Hj eles tem o habito da leitura?
LÍZIA: Bem, o menor está aprendendo a ler agora , mas não dorme antes de uma historinha, a Vitória já está até escrevendo um livro. E o mais velho está na fase do ENEM o que não deixa sobrar tempo pra hábito nenhum. Mas com certeza a semente já está plantada em todos os três.
O hábito vem com o tempo , com o amadurecimento e com o exemplo. Eu e meu marido lemos bastante.

RABISPIXA: Qual a importância de contar e ler histórias durante a infância?
LÍZIA: Penso que o maior benefício é o estímulo da criatividade.

Para Lízia e todas as mães: um FELIZ dia!

FELIZ DIA DAS MÃES

NEWS-WEB

Mamães, seu dia está chegando! E para homenagear você trouxemos essa linda cantiga, que também é estampa da nossa nova coleção! Dedicamos a todas as mães que ladrilham as estradas das nossas vidas com pedras de brilhantes e possuem um “Querer bem” tão imenso que rouba carinhosamente nossos corações! Amor de mãe dá saudade, tem cheiro de perfume de rosa e preenche nossas vidas como um abraço apertado e aconchegante. A todas aquelas que estão conosco, que já se foram, que são vó/mães, tias/mães e a todas aquelas mulheres que transbordam amor em sua maternagem:

FELIZ DIA DAS MÃES!

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Para o meu
Para o meu amor passar

Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração

Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
É porque
É porque te quero bem

Aniversário de Brasília

capa-brasilia-carro-aluguel

56 aninhos vividos intensamente! A cidade que nasceu pra ser capital e até virou patrimonio histórico pela UNESCO foi idealizada, planejada, desejada muito tempo antes. Quer ver?

-Em 1761, o Marquês de Pombal, que era Primeiro Ministro de Portugal, queria mudar a capital do então Império Português para o interior do Brasil Colônia.

-Em 1823, José Bonifácio, patriarca da Indenpendência, foi a primeira pessoa a chamar a futura capital do país de “Brasília”

-Em 1891, a primeira constituição republicana previa a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para o interior do país.

-No centenário da Independência, 1922, foi colocada a pedra fundamental da futura cidade no Planalto Central, no Morro do Centenário, na Serra da Independência.

-Finalmente em 21 de abril de 1960 o presidente Juscelino Kubitschek transferiu a capital e simbolicamente fechou os portões do Palácio do Catete no Rio de Janeiro.

images (4)Curiosidade: sabia que a planta piloto da cidade projetada por Lucio Costa tem o formato de um avião? Mas há quem diga que é uma borboleta… 😉

PARABÉNS BRASÍLIA!

Dia do Índio

indio2

O Dia do Indio, dia 19 de abril, foi instituído no Brasil pelo presidente Getulio Vargas em 1943 pouco depois que foi realizado no México o I Congresso Indígena da América Latina. Tinha como objetivo de divulgar a cultura indígena e incentivar a criação de leis que protegessem esses povos tão importantes na formação do continente americano. A data desde então celebra as tradições, a cultura e a beleza desses povos que fazem parte da nossa história e tanto nos ensinam e nos inspiram! Você sabia que muitas palavras que usamos no cotidiano são de origem indígena?

Vejam só quantas: arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará… Quem pode dizer ainda mais?

850xN (1)

Dessa inspiração veio a nossa camiseta dos indiozinhos em verde e amarelo! Aqueles 10 indiozinhos que, como a cantiga, “estavam num bote pelo rio abaixo quando…” cuidado com o jacaréeee!

Dia dos Bobos

Pinoquio FACEHoje é dia 5 de abril. Ahaaa!! “Enganei o bobo, na casca do ovo!” rs

Quem nunca brincou ou caiu nessa brincadeira? Mas você sabe de onde veio isso? Por que o 1º de abril é o dia de pregar mentiras? A gente te conta agora.

Há muito tempo atrás, na França o ano novo era comemorado no inicio da primavera e durava uma semana, do dia 25 de março até dia 1º de abril. No século nove foi instituído o calendário gregoriano, que transferia o ano novo para o dia 1º de janeiro. Alguns franceses não gostaram dessa mudança e continuaram a comemorar o ano novo no calendário antigo. Eles acabaram sendo alvo dos gozadores que marcavam festas de mentira em lugares inexistentes sempre no dia 1º de abril. O dia também e conhecido como Dia dos Bobos.

E mentira além de perna curta tem muitas histórias! Por exemplo advinha quem é o mentiroso mais conhecido?! Pinóquio, com seu looooongo nariz! Nessa história a gente sabe bem os efeitos negativos e perigosos da mentira. Mas hoje pode, ok? Afinal hoje é…1º de abril!!!”

E claro que a Rabispixa já contou essa histórinha… Olha aqui a nossa camiseta!

A Páscoa & o Ovo

TESTEIRA

Você sabe por que o OVO é um dos principais símbolos da Páscoa?

A Páscoa para os cristãos é a ressurreição de Jesus. Para os judeus é a libertação do seu povo escravizado. Para todos é o dia que se comemora o renascimento, a vida nova. Por isso o ovo é perfeito para simbolizar a data já que guarda a vida dentro de si.

Antigamente era comum pintar ovos cozidos de galinha para presentear as pessoas queridas. Ainda se faz isso, mas hoje temos os ovos de chocolate. E aqui no Brasil também temos a tradição de esconder os ovos de Páscoa… Tá quente? Tá frio?

E mesmo com tanta brincadeira é sempre importante lembrar o significado da data e assim comemorar de forma plena.

FELIZ PÁSCOA!

Dia da São Patrício

Photo of Charlotte NC St. Patrick's Day Parade 2012

O Dia de São Patrício é uma festa de mais de mil anos celebrado em várias partes do mundo dia 17 de Março em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda. O festival comemora a chegada do Cristianismo neste país com festas bem animadas: muitas danças, fantasias, bebidas, comidas, muito verde e … trevos!! O trevo de 3 pétalas é um símbolo que santo utilizou para explicar o mistério da Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo numa única pessoa – para os habitantes daquela região. Hoje uma das mais famosas festas é a grande parada envolve mais de 150 mil pessoas em Nova Iorque.

Quem conhecia essa história?! Mais uma para contar! 😉

*Imagem: Google

8 de março: FELIZ DIA!

mulher-moderna

“Mulher, mulher…

Do barro de que você foi gerada

Me veio inspiração

Pra decantar você nessa canção.” (Erasmo Carlos)

Dia 8 de março é sempre um dia para se comemorar! Tantas conquistas! E a principal é apenas ser MULHER e do nosso jeito contribuir para a construção de um mundo melhor!  O ultimo editorial da Revista Sorria, Roberta Faria, diretora executiva, fala de sua primeira entrevista de emprego, quando mãe de uma garotinha e sem muitas qualificações foi escolhida dentre tantos: “Você dá conta de uma criança sem estrutura nenhuma e ainda passa delineador antes de sair de casa.” Ser mulher é essa FORÇA cheia de DAR-SE como canta a canção!

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

E para quem quiser curtir um pouco mais a musica. Clique aqui!